CORDÃO DO GIRASSOL – UM SÍMBOLO DE CONSCIENTIZAÇÃO E RESPEITO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA OCULTA OU NÃO APARENTE
A Lei 14.624/23, que oficializou o CORDÃO DO GIRASSOL, foi sancionada em com objetivo de garantir respeito, conscientização e dignidade às pessoas com deficiência não aparente ou DEFICIÊNCIA OCULTA, como o exemplo das patologias da surdez, autismo, TDAH, condromalacia, hérnia de disco, síndrome do manguito rotador, próteses internas, visão monocular, fibromialgia, depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outras, que, não obstante a sua invisibilidade, causam barreiras e impedimentos que resultam na condição de deficiência.
A luta por inclusão às pessoas com deficiência ganhou mais um importante capítulo, com a formalização do uso nacional do CORDÃO DO GIRASSOL para identificar as pessoas com deficiência ocultas, invisíveis ou não aparentes. A Lei 14.624/23 introduziu no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15) o Art. 2º - A, que dispõe: Art. 2º-A. É instituído o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. O uso do cordão do girassol, segundo a lei, não dispensa a apresentação de documento comprobatório da deficiência, caso seja solicitado pelo atendente ou autoridade.
O símbolo já havia sido criado em 2016, a pedido dos funcionários do aeroporto de Gatwick, na Inglaterra. Segundo a matéria da jornalista Stefhanie Piovezan publicada em 27/07/2023 pelo Site Estado de Minas, os funcionários do aeroporto queriam algo que passageiros com DEFICIÊNCIAS OCULTAS pudessem usar para sinalizar a necessidade de atenção especial e, após reuniões com entidades voltadas ao cuidado de pessoas com autismo e Alzheimer, chegaram ao modelo: um cordão verde com girassóis que representam confiança, crescimento e força, além de transmitir felicidade e positividade.
A objetivo do uso do CORDÃO DO GIRASSOL é promover a empatia das outras pessoas, para evitar preconceitos às pessoas com doenças invisíveis, como Condromalacia, hérnia de disco, síndrome do manguito rotador, síndrome do túnel do carpo, próteses internas, visão monocular, fibromialgia, surdez, autismo, TDAH, depressão, ansiedade, transtorno bipolar, entre outras. Afinal, quem nunca sofreu com comentários inapropriados, do tipo: - você tem preguiça! - só reclama! Você não tem nada! É tudo coisa da sua cabeça? Estou falando com você, seu surdo! - Seja forte! - Todo mundo tem um pouco de autismo e TDAH!
A formalização do CORDÃO DO GIRASSOL é um começo importante para a inclusão da pessoa com DEFICIÊNCIA OCULTA, mas faltam muitas ações inclusivas, pois essas pessoas passam todos os dias pela ausência de empatia, incompreensão do próximo, que, muitas vezes, é do seu próprio convívio familiar. Um exemplo muito comum do cotidiano da pessoa com DEFICIÊNCIA OCULTA é a viagem em transporte coletivo, as pessoas não oferecem lugares às pessoas com DEFICIÊNCIA OCULTA. Quando essas pessoas conseguem um assento preferencial, são questionados por outros, o que pode levar a sentimentos de culpa e inadequação.
O caminho da inclusão e da acessibilidade, passa pelo apoio de toda a sociedade e do Poder Público. A sociedade atua com a prática constante da empatia, da compreensão, da solidariedade e da promoção da acessibilidade e que todos entendam e apoiem as necessidades das pessoas com DEFICIÊNCIAS OCULTAS e o Poder Público deve garantir políticas inclusivas a todas as pessoas com DEFICIÊNCIAS OCULTAS ou APARENTES. O CORDÃO DO GIRASSOL como símbolo DA DEFICIÊNCIA OCULTA é um grande início para o sucesso desta longa jornada.
Mas, quais são os objetivos do CORDÃO DO GIRASSOL?
Conscientizar: o CORDÃO DO GIRASSOL ilumina a existência das deficiências ocultas e promover a compreensão de que existem pessoas com deficiências não aparentes e que elas sofrem com barreiras, impedimentos, preconceitos e estigmas sociais.
Incluir: O CORDÃO DO GIRASSOL é um símbolo que inspira a criação de ambientes mais inclusivos, promove a discussão sobre o assunto e traz encoraja as pessoas a falarem sobre suas dificuldades, sem medo de julgamento.
A adoção do CORDÃO DO GIRASSOL como símbolo de deficiências ocultas é um passo importante para uma sociedade mais inclusiva, acessível e mais empática. Ajude a espalhar essa notícia e, se você tiver uma doença oculta, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas adote o cordão do girassol. Se você não se identificou com essa condição de deficiência, ajude a conscientizar as pessoas ao seu redor e pratique a solidariedade e a empatia.